sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PASSOU O INVERNO...CESSOU A CHUVA...

Precisamos em primeiro lugar, entender o que é e para quê foi escrito o livro dos Cânticos. Escrito pelo Rei Salomão, expressa um profundo relacionamento nupcial. Essa relação nupcial é a figura do relacionamento de Cristo (esposo) com a Igreja (noiva). Nesse relato O Amado (Jesus) diz:

Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, 
e a voz da rola ouve-se em nossa terra.



Quando falamos de inverno entendemos que é uma estação de sofrimento, escassez, perdas, desalentos, entre outras coisas que se começar a enumerar nessas páginas, não haverá fim. No texto que iniciamos esse estudo vemos que Deus, o Amado, alerta sua noiva (igreja) para um fato que produz esperança, ânimo, fé e credibilidade em Sua palavra. "...passou o inverno..." ou seja, acabou o tempo: de sofrimento; de escassez; de perdas; de desalentos e etc.
Vivemos dias maus. Vivemos dias difíceis. Nossas emoções são bombardeadas a todo momento com informações de derrotas e tudo em torno de condições financeiras; conceitos familiares abalados, preconceitos estipulados por cor de pele, credo, religião e agora...opção sexuais. Isso causa feridas na alma que remédio nenhum cura; causa escassez de amor, compreensão, amizades verdadeiras, perdas de valores e desalentos por não cegar a lugar algum devido as informações antecipadas que não vamos cegar a lugar algum. Mas o Amado diz: ...PASSOU O INVERNO...

Nesse mesmo texto falamos de chuva, fenômeno climático que consiste na precipitação de água no estado líquido sobra a superfície da terra. Esse fenômeno tanto serve para regar a terra e proporcionar boa colheita ou inundar e exterminar com todo um trabalho de preparação da terra e seu plantio.  Nesse texto de Cânticos, essa chuva teve a função de, após tanta destruição e escassez causado pelo inverno, reparar seu coração para receber o cumprimento da promessa. Para receber a resposta as suas orações e petições. Muitos de nós passa por um tempo de preparação. Um tempo que nos deixa perplexos, sem entender nada, sem ação e que muitas vezes leva alguns a desistência. O intento do Amado em nos levar ao entendimento dessa palavra é de não nos deixar desistir, pois Jesus disse que: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. (Lc 9:62). Isto é o desistente não herda, não está capacitado para receber a promessa. Mas diz o Amado:...CESSOU A CHUVA...

Aprendi, certa vez, que as dificuldades são oportunidades que temos para ver a manifestação do poder de Deus. E esse texto de Cânticos nos fala exatamente disso. Todo inverno em tempo de dificuldades, escassez, dor, desalento e etc, somado a dificuldade e apreensão das chuvas nos levam a conclusão dessa mensagem de fé e esperança deixada pelo amado de minh'alma. Um jargão popular também descreve essa verdade quando diz: "depois da tempestade vem a bonança." Creio assim! Vivo essa verdade! 


O Salmista, Rei Davi, no livro dos Salmos 86, do versículo 1 ao 10, relata sua experiência em como viveu no inverno, de como enfrentou as chuvas mas, também de como viu e viveu o cumprimento das promessas do Todo Poderoso, o Amado. E diz assim:

Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me,
 porque estou necessitado e aflito.

Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, 
salva o teu servo, que em ti confia.
Tem misericórdia de mim, ó Senhor, 
pois a ti clamo todo o dia.
Alegra a alma do teu servo, pois a ti, 
Senhor, levanto a minha alma.
Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, 
e abundante em benignidade para todos os que te invocam.
Dá ouvidos, Senhor, à minha oração 
e atende à voz das minhas súplicas.
No dia da minha angústia clamo a ti, 
porquanto me respondes.
 Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, 
nem há obras como as tuas.
Todas as nações que fizeste 
virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, 
e glorificarão o teu nome.
Porque tu és grande e fazes maravilhas; 
só tu és Deus.



Esse guerreiro tinha todos os motivos para desistir e voltar atrás mas não o fez. Decidiu crer e viver as promessas do Amado. Resolveu crer, permanecer no Senhor, escrever Sua palavra na tábua do seu coração e, então ousou. Pediu. Orou. Com isso provou que Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! E o Amado diz: ...AS FLORES APARECEM NA TERRA... CHEGA O TEMPO DE CANTAR...



A vitória é doce e quando adquirida após passarmos pela escola do sofrimento, das aflições, do preparo para o plantio...ela é ainda mais doce e valorosa e permanente.
Que tipo de aflição tem passado? Por quantos tempos de dor perda e escassez já passou? Quantas feridas foram deixadas? Chegou o tempo da vitória.
Quantas vezes preparou a terra para receber as bençãos e ela não chegou? Quantas vezes lançou a semente e não veio a colheita esperada? Chegou o tempo da vitória.

Deus nos abençoe.

5 comentários:

  1. que menssagem poderosa,Deus seja louvado em sua vida

    ResponderExcluir
  2. creio que Deus pode todas as coisas na nossa vida e tudo tem um tempo determinado por ele na vida de cada um de nós.Eu tenho certeza que desde que mantivermos os olhos fixo para Deus, ele dos altos céus irá nos socorrer.Que apesar das situações do dia a dia temos um Deus que vela em cumprir suas promessas.Pois ele não é homem para que minta e nem filho do homem para se arrepender.Se ele prometeu esteja sempre no centro da vontade dele assim se cumprira aquela palavra que diz assim.Aquele que habita a sombra do Onipotente descansará.A palavra mesmo mos alerta para vivermos no centro da vontade de Deus,andar segundo a palavra nos ensina.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mensagem de fé, alegrei a minha alma.

    ResponderExcluir